Todo ser humano possui uma dignidade especial, por isso a Igreja nos chama de Pessoa Humana. Somos pessoas, somos seres dotados de razão, possuímos uma alma eterna. Mas para que nossa alma possa viver sua eternidade ao lado de Nosso Senhor devemos ser educados de tal forma que estejamos conscientes de que este é o nosso fim último. Portanto, o fim último da educação deve ser conhecer a Verdade!
Toda família começa no Sacramento do Matrimônio, e no rito o casal responde três questões, uma delas é "Vocês se comprometem a educarem os filhos na fé cristã?". Sendo assim, os pais ao receberem o Sacramento estão cientes de que seus filhos deverão receber uma educação cristã católica e que isso é de total responsabilidade deles.
Saiba o que diz o CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO sobre educação
Cân. 793 - Os pais e os que fazem suas vezes tem a obrigação e o direito de escolher os meios e instituição com que possam, de acordo com as circunstâncias locais, prover do modo mais adequado à educação católica dos filhos.
Cân. 798 - Os pais confiem seus filhos às escolas em que se cuide de uma educação Católica; e, se não o conseguirem, têm obrigação de cuidar que a educação católica dele se faça fora das escolas.
Cân. 795 - Sendo que a verdadeira educação deve promover a formação integral da pessoa humana, em vista de seu fim último e, ao mesmo tempo, do bem comum da sociedade, as crianças e jovens sejam educados de tal modo que possam desenvolver harmonicamente seus dotes físicos, morais e intelectuais, adquirir senso de responsabilidade mais perfeito e correto uso da liberdade, e sejam formados para uma participação ativa na vida social.
Cân. 226 - Os pais, tendo dado a vida aos filhos, tem a gravíssima obrigação e gozam do direito de educa-los; por isso, é obrigação primordial dos pais cristãos cuidar da educação cristã dos filhos, segundo a doutrina transmitida pela Igreja.
A encíclica Divini Illius Magistri do Papa Pio XI nos diz que depois dos pais a Santa Igreja tem a função de educar os filhos pelos caminhos sobrenaturais e, por fim, o Estado. A Santa Igreja é mãe e como toda boa mãe se preocupa com a educação de seus filhos.
A Educação Católica é uma educação de valores, uma educação na qual cada pessoa humana é educada em sua totalidade, espírito unido ao corpo em unidade de natureza, com todas as suas faculdades naturais e sobrenaturais.
"Educar é fazer de uma criança um homem; de um homem um cristão e de um cristão um santo, um eleito."
Monsenhor Pichenot